quinta-feira, 29 de novembro de 2012

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Missão Cumprida

Hoje estou me sentindo realizada, com o sentimento de missão cumprida. Meus jovens desempenharam muito bem o papel na apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso. Com alegria percebo que consegui chegar ao meu objetivo pessoal, o de dar uma pequena contribuição para o desenvolvimento de jovens com autonomia e conscientes do papel social e da responsabilidade frente ao mundo do qual fazem parte. Sei que caminharão seguros, com passos que os levarão a realização pessoal e profissional utilizando a arte como forma de escalada. 
Os ponto positivos deste trabalho foram tantos que os negativos custo a me lembrar, sei que houveram, erros meus, erros conjuntos, erros do  programa, mas foram tão irrisórios que não conseguiram cobrir o brilho dos resultados apresentados, mas esses erros foram importantes para a formação de novos conceitos e de caminhos menos tortuosos. 
Para o mundo do capital, o interessante sempre vai ser números, quanto maiores melhor. Por isso para os financiadores do  programa seria bem mais interessante que o curso tivesse terminado com trinta jovens, mas apenas seis chegaram a reta final, no período da manhã. Para mim, educadora, se esses seis multiplicarem todo o aprendizado adquirido durante o ano, fazendo com que outros jovens acreditem que sonhar é possível, com certeza, no decorrer dos anos o número será muito maior do que o desejado por aqueles que ainda veem nos números a solução dos nossos problemas. A natureza é minha inspiração constante, vejam os rios que são formados por pequenas gotas de chuva  que ao cair no chão penetram na terra e muito devagar formam os lençóis freáticos,  nascentes, rios até formarem grandes oceanos. Imagine se fosse ao contrário, somente grandes volumes de água, o que aconteceria com os seres não aquáticos, inclusive nós seres humanos?  
Nossos jovens ainda tem um caminho a percorrer, temos o SARAUARTE, que será um sucesso e também o precursor de novas turmas que constataram na prático aquilo que até agora estava na subjetividade, pelo menos aqui na região, uma vez que é a primeira experiência, em relação ao programa, do Pólo Cultural Lar Maria e Sininha. Ver os resultados do trabalho na Mostra Cultural do próximo dia 05 e do SARAUARTE, vai fazer com que muitos entendam qual a extensão do programa, inclusive muito dos pais, que até agora não conseguiam entender o objetivo da proposta de trabalho.
E por fim, meninos e meninas amos vocês, inclusive os que tiveram que sair por "N" problemas, inclusive por terem que trabalhar, pois "grana é fundamental", não é mesmo. Não posso esquecer da Lara, Inara e Potiara que por conta da tenra idade tiveram que ser apenas ouvintes, mas logo estarão participando, e do Guilherme o mais novo integrante, recém chegado, o primeiro do próximo ano.  Parabéns meus guerreiros,  Maurício, Maria Tamires, Gustavo, Pedro, Gleyce e Kaique por hoje e obrigada. Beijos. 
Flávia Scabio