domingo, 16 de setembro de 2012

Alunos do Projeto Jovens Urbanos visitam Câmara e tiram dúvidas sobre política

São Paulo, l6 de setembro de 2012.

Como diria o Vandei, salve tod@s.

Inicio relatando que durante o mes de julho, foram realizados exploraçoes em conjunto com a turma da manhã..
A participacao dos jovens foi pequena, apesar de terem aceito dessa forma, na pratica, surgiram questões como reforco escolar, férias com familiares em outro Estado, dormir mais tarde.
Pelo que pude constatar, a mudança se deu por imposiçao familiar.
Observo que os jovens sofrem constante pressão para trabalhar, vários  ja estao no mercado informal, cuidando de criancas, distribuindo panfletos, serviços pontuais em lojas, apresentações de danças,campanhas politicas.
Mesmo assim, as exploraçoes foram positivas- museu do futebol. pic-nic no ibirapuera, vila madalena.
Na vila madalena, não veio nenhum dos meus jovens-posteriormente refleti com eles o quanto foi bom conhecer o bairro que mais arte popular apresenta em seu cotidiano.Manifestaram o desejo de conhecer.
Em agosto fomos a Camara municipal de Diadema(anexo link).Essa exploração provocou a ira de Diretoras escolares pelo conteúdo exposto pelos jovens.Estamos preparando um documento a respeito.è muito bom ver os jovens crescendo critícamente.
Fomos  também ao céu alvarenga , museu do ipiranga, bienal do livro..
Destaco  que a partir da segunda quinzena de agosto entraram muitos jovens novos, que conheram o projeto na passeata realizada, na divulgação; feita por ocasiao da festa junina no Lar e por movimento expontâneo dos proprios que passaram a convidar amigos.
Atividades realizadas/  recepção e acolhimento dos novos jovens,breve reprospectiva de tudo o que foi realizado, exercicios do farol, dos 3 ps,de fotolinguagem sobre a cidade-rodas de conversas-variados temas trazidos pelos jovens, dentros os quais ressalto a situação escolar, o que é ser jovem , a importância das explorações.Realizamos uma oficina sobre o Estatuto da Criança e Adolescente-ECA-cujo tema central foi O princípio da proteção integral.Assistimos a filme= Crianças invisíveis , documentário sobre cultura de paz e entrevista  do Programa Jô Soares com o Prof da USP Ricardo Felicio , que questiona a teoria existente até o momento sobre aquecimento global.
Como educadora, quero ressaltar que estou sentindo na pele a grande responsabilidade que é formar jovens, é cristalino o rápido crescimento e amadurecimento biológicos, provocado pela ativaçao glandular e hormonal, o que me obriga a se reorganizar, buscar formas e equilibrio  para enfrentá-los.
Para concluir por hoje, sinto falta de inserção da família no projeto.Sugiro discussão a respeito nos próximos encontros.
Sobre o encontro do dia l2 parabenizo todos os jovens, principalmente meus alunos, destacando a atuação do jovem Wilson=Gino, responsável pela coreografia da dança realizada e pela ajuda na mobilização dos jovens participantes.


Clique para Ampliar


Jovens estudantes de três escolas estaduais da cidade e participantes do Projeto Jovens Urbanos visitam Câmara estiveram na tarde desta quinta-feira, 9, na Câmara de Diadema. Objetivo da visita era tirar dúvidas sobre política, o funcionamento do Legislativo e a função dos vereadores. O grupo foi recebido pelos presidente e vice da Câmara, Laércio Soares (PCdoB) e Célio Lucas de Almeida, o Célio Boi (PSB), respectivamente.
De acordo com a educadora Albina Aparecida Calderan Martins, os jovens que fazem parte do projeto participam de diversas atividades e uma delas e buscar conhecimento sobre as atividades do parlamento.
Entre as principais dúvidas dos jovens estava a função do vereador e do prefeito. Eles quiseram saber também sobre o julgamento do “Mensalão”, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e aproveitaram o momento para também fazer críticas à qualidade de ensino nas escolas estaduais Rosa Inês Bornia Moreira, Simão Bolívar e Amadeu Odorico de Souza, ambas no Eldorado, onde estudam.
De acordo com os alunos, faltam nestas escolas não só professores e compromisso com o plano de aulas, mas também o comprometimento dos diretores, muitas vezes ausentes nas escolas. “Vamos estudar a possibilidade de convidar estes diretores para um encontro aqui na Câmara para discutirmos estes assuntos e darmos uma resposta para os alunos destas escolas”, ressaltou Laércio Soares. “Vamos convidar as diretoras, mas se elas não virem aqui (na Câmara) nós vamos lá (nas escolas), completou Célio Boi.
Além da educadora Albina Aparecida, estiveram no encontro os alunos Paloma Brito de Souza, de 17 anos, Higor Miguel Rodrigues Ferreira, de 14 anos, Wilson da Silva Lima, de 20 anos, Ellen Martins de Souza, de 16 anos, Richard Scot Cerqueira da Silva, de 14 anos e Larissa de Paula Gonçalves, de 14 anos.


http://www.cmdiadema.sp.gov.br/index.php?p=noticias&n=1691&o=imprensa